terça-feira, 29 de março de 2011

Bento Gonçalves Inaugura Projeto RestaurANDO



Neiva Poletto, Eliana Lorenzini e Alice Prati
No último dia 24 de Março de 2011, Alice Prati e Elisane Quintana, diretoras da TS Mello, estiveram em Bento Gonçalves, na Associação Bentogonçalvense de Convivência e Apoio á Infância e à Juventude – ABRAÇAÍ, acompanhadas pela artista plástica e ex-diretora do Museu do Imigrante, Neiva Poletto, incentivadora e madrinha do Projeto RestauRANDO na cidade. Na instituição reuniram-se com a diretora Eliana Casagrande Lorenzini e com a coordenadora pedagógica, professora Janete Ziero Lunelli, ficando acertado que o Projeto RestaurANDO será inaugurado em Bento Gonçalves, mesmo que o Projeto SOS Monumento, que o originou, tenha sido todo executado em Porto Alegre e na região metropolitana. Não existem limites territoriais para o Projeto RestaurANDO. Todo o jovem, não importa a nacionalidade, deve ser apoiado e munido de ferramentas para o seu próprio desenvolvimento, dignidade e exercício da cidadania.
Na ocasião foi marcado o início do Curso de Restauração de Madeira para os alunos da Abraçaí que acontecerá no dia 05 de abril das 13 às 16 horas, estendendo-se por todas as terças-feiras até o dia 9 de agosto, quando haverá um evento de encerramento para que os alunos se encontrem com seus padrinhos e os homenageiem com peças restauradas no curso que, para o aluno, será totalmente gratuito, incluindo o material e o instrumental. Ainda entregarão móveis restaurados para a Associação Abraçaí para fazerem parte do patrimônio da instituição.
Abraçaí em suas próprias palavras
A Associação Beneficente Patronato Bento Gonçalves, conhecida como Patronato, criada em 04 de março de 1959, cumpriu sua missão de atender meninos carentes em regime de abrigo.

Em cinco décadas de funcionamento, atendeu milhares de crianças e adolescentes. É uma história conhecida e reconhecida pela sociedade Bentogonçalvense.

Porém, vieram novos tempos e novos desafios. Mudar passou a ser uma exigência legal, econômica, social e comunitária.

Assim, a Diretoria do Patronato olhou para o futuro e decidiu replanejar seu trabalho e suas atividades, mantendo a missão de ajudar as crianças e adolescentes que vivem em situação de vulnerabilidade pessoal e social.

Para isso, reformulou os Estatutos Sociais adequando-se ao Estatuto da Criança e do Adolescente e por exigência do Plano Nacional de Convivência Familiar em consonância com o Sistema Único de Assistência Social – SUAS - surgindo assim a partir de 2008 a modalidade de turno inverso ao da escola denominado de Atendimento Socioeducativo em Meio Aberto, que se constitui num programa para melhorar os serviços prestados à comunidade de Bento Gonçalves, da ampliação do número de atendimentos e para ambos os sexos.
Assim, uma nova marca surge: a ABRAÇAÍ – Associação Bentogonçalvense de Convivência e Apoio à Infância e Juventude. A história da solidariedade continua.

A ABRAÇAÍ tem a real possibilidade de fazer a diferença na vida das crianças e adolescentes no aspecto de qualidade de vida e garantia de direitos. É uma grande oportunidade para a rede de proteção social do município, além de contar com um novo programa de atendimento que se propõe atuar de forma qualificada e com uma gestão moderna.

No ano de 2009, a ABRAÇAÍ passou a receber a franquia do Programa Florescer através do Instituto Elisabetha Randon que traz sua Proposta Pedagógica permitindo adequações de acordo com a realidade da comunidade na qual estamos inseridos. O programa, inicialmente com 80 educandos, veio para auxiliar na educação, com a responsabilidade de contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e assumindo um compromisso com a cidadania.

Hoje contamos com 150 educandos em contra turno escolar. As escolas parceiras pertencem ao zoneamento e atingem os bairros: Santa Helena, Santa Helena IV, Santo Antão, Santa Marta, Imigrante e Botafogo. São oferecidos transporte e alimentação, bem como o acompanhamento pedagógico, através do Eixo Principal e o Complementar.
No Eixo Principal, os educandos recebem atendimento nas tarefas escolares, Educação para a Vida, Inglês, Informática e Educação Corporal. No eixo complementar oferecemos Educação Ambiental, Teatro e Musicalização que envolve: coral, violão, teclado e flauta doce. Todas as atividades são acompanhadas por profissionais capacitados na sua área de atuação.

Ainda no mesmo, dia atendendo a um gentil convite de Neiva Poletto, anjo-da-guarda não somente do Projeto RestaurANDO, mas da comunidade que beneficiou quando trouxe o projeto para Bento Gonçalves, estivemos no restaurante do Hotel Dall’onder onde tomamos um café com o senhor Tarcísio Michelon, proprietário da rede, idealizador e incentivador da rota turística Caminhos de Pedra.
O senhor Tarcísio Michelon incentiva um projeto musical com quase duzentos jovens dos bairros da cidade de Bento Gonçalves. Falou-nos sobre a importância das ações sociais de um empresário bem sucedido e reconhecido no país inteiro. Justificou sua iniciativa como uma “transmissão de amor”.
O Projeto RestaurANDO não poderia começar por outro lugar que não um local com tantas pessoas preocupadas com o social.
Ainda dentro das ações do Projeto na cidade destacamos o lançamento do livro Projeto SOS Monumento: causa e solução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário