quarta-feira, 16 de março de 2011

Projeto RestaurANDO

Projeto RestaurANDO

A empresa TS Mello Centro de Restaurações abre o ano de 2011 com o Projeto RestaurANDO, de autoria da restauradora Alice Prati, que consiste na adoção por empresários e pessoas físicas de 20 jovens em situação social de vulnerabilidade para inseri-los no mundo do restauro através de um curso com duração de 3 meses ministrado na sede da empresa (Av. Venâncio Aires, 18 - Bairro Cidade Baixa - Porto Alegre/RS).
O Projeto será subsidiado em 70% pela empresa TS Mello e 30% pela iniciativa privada (empresas e pessoas físicas) em valores de mercado para, num primeiro momento, a formação no curso de restauração de objetos de madeira e a seguir no curso de restauração de objetos de metal (este no segundo semestre).
A duração do curso é de 3 meses com uma aula por semana – total de 48 horas – e o conteúdo é o seguinte:

- Educação civil, patrimonial e ambiental
- Materiais e instrumentos
- Pesquisas
- Restauração
- Pinturas especiais
- Mercado de trabalho e divulgação

Os pré-requisitos para o curso são:

- Pertencer a alguma instituição (fundações, associações, agremiações de bairros).
- Não ter antecedentes criminais e não estar cumprindo pena de nenhuma natureza.
- Não ter doenças respiratórias e/ou alergias.
- Estar na escola cursando ensino fundamental ou médio com atestado de freqüência.
- Freqüentar 90% do curso sob pena de perder a vaga.
- Idade mínima de 15 anos e máxima de 23.
- O início das aulas ocorrerá no mês de abril/2011.

O adotante – empresa ou pessoa física – não tem isenção fiscal, mas colabora com a profissionalização de jovens carentes juntamente com a empresa TS Mello, realizando importante investimento social.
O adotante vai constar em um blog do projeto e no site da empresa (www.galeriadorestauro.com.br), além de ser mencionado sempre em divulgação institucional.

Secretário Beto Moesch e a Restauradora Alice Prati
O Projeto RestaurANDO ocorre no mesmo formato de colaboração e trabalho social do Projeto SOS Monumento, parceria da empresa TS Mello com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Porto Alegre/gestão Beto Moesch e com a iniciativa privada, quando mais de 30 monumentos da cidade de Porto Alegre foram higienizados, restaurados e entregues à comunidade sem nenhum custo para o cidadão (ver www.galeriadorestauro.com.br projetos - SOS Monumento). O Projeto SOS Monumento também proporcionou a realização de uma pesquisa sobre os porquês da degradação do patrimônio público histórico ou moderno e as soluções em vários níveis para este mal crescente nos centros urbanos. Um dos tópicos estudados pelos técnicos do projeto foi a pichação. Durante o tempo em que o projeto aconteceu (2005 a 2010) foram proferidas palestras em instituições de ensino em nível municipal, estadual, federal e rede privada, bem como para professores e outros profissionais. Estudantes e professores de todas as faixas etárias foram esclarecidos e ouvidos sobre a importância do patrimônio público.
O Projeto SOS Monumento obteve o apoio de empresas nacionais (Conta Certa Contabilidade, TecPon, Tintas Renner, Confeitaria Armelin, Refrigerantes Fruki, Ferramentas Gerais) e internacionais como Kärcher (Alemanha), Anchortec (Inglaterra) e Fosroc (USA). Foi certificado com a Medalha da Cidade de Porto Alegre, com o Prêmio Responsabilidade Social da Assembléia Legislativa do RS por dois anos consecutivos e com o Destaque Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Todo o trabalho está sendo compilado em um livro (SOS Monumento: o projeto e as soluções) e será um relatório completo com levantamento fotográfico, documentos e depoimentos surpreendentes que revelam muito sobre nossa cidade e seus habitantes. Aponta ainda causas e soluções para o problema da degradação do patrimônio público e enfatiza uma delas: a educação dos jovens e como realizá-la.

O Projeto RestaurANDO, fruto das pesquisas do Projeto SOS Monumento, é um exemplo que revela por onde se pode começar (veja conteúdo do curso).

Contato:

(51) 3029-1238
Alice Prati
TS Mello

Nenhum comentário:

Postar um comentário